As mulheres estão desapegando dos cabelos! Não, isso não quer dizer que deixaram de cuidar dos fios, pelo contrário, estão cada vez mais zelosas com eles. O que está evidente é que não hesitam mais em mudar o visual, a ponto de cortar o quanto for preciso! Pois é, elas abandonaram a ideia de que só cabelo longo é bonito e estão mais abertas a experimentar novos cortes.
O cabelo médio, na altura ou passando pouca coisa dos ombros, adotado por diversas celebridades brasileiras e internacionais é exemplo disso. E anotem aí: tendências para 2015, long bob [na altura dos ombros] e swag hair [que tem balanço e é bagunçadinho] são dois dos estilos para apostar, já que caem bem em quase todas as mulheres. “O long bob é como se fosse um chanel crescido. É um corte entre pescoço e ombros (mais ou menos entre o final do pescoço, com um limite de 3 a 4 dedos acima dos ombros). O clássico, tem a frente alongada, formando um leve bico. É superdescolado, versátil e prático, já que o cumprimento permite fazer penteados presos”, detalha o cabeleireiro Rodrigo Cintra, especialista do programa Esquadrão da Moda (do SBT).
Para a hair stylist Ruth Damaris, do salão Vimax, em São Paulo, podemos considerar o "swag hair" como uma releitura do long bob. “É um corte com fios mais inteiros, enquanto sua modernização é feita com fios cortados em camadas e finalizado com uma franja. O repicado ou desfiado o deixa desconectado, com mais dinâmica, movimento. É uma coisa livre, leve e solta”, exemplifica.
Long bob afina o rosto e é opção de corte para cacheadas
“As pontas mais longas na parte da frente verticalizam a imagem, por isso, afina o rosto. O corte é indicado para a mulher que tem a face mais cheinha (ou redonda) ou quadrado, que tem medo de um corte mais curto”, explica Rodrigo. “Também é uma ótima pedida para as meninas mais jovens que nunca cortaram tanto os fios e gostariam de experimentar look médio”.
O corte "long bob", que é tendência há pelo menos um ano, permite várias finalizações - pode ser liso, com ondulação e também é uma opção para as cacheadas. “Não necessariamente deixa o cabelo com mais volume, considerando que a parte da frente fica longa”, comenta Rodrigo. Aliás, o profissional elege como exemplo de long bob o já feito pela atriz Jennifer Aniston – a primeira entre as famosas a usar o corte e bombar mundo afora -, além do visual já adotado por Flávia Alessandra.
Swag hair projeta características da face: quem tem rosto redondo deve evitar
Mulher de rosto redondo deve evitar esse corte, já que o swag hair o deixa bem mais exposto, segundo Rodrigo. “O rosto fica maior do que já é. Também para quem tem nariz e queixo prolongados (maiores do que o normal), um corte com franja realça as extremidades, ou seja, essas características vão ser evidenciadas”, alerta.
Porém, Rodrigo lembra que é possível fazer o swag hair para quem quer cabelos com pouco ou mais volume. “Para criar volume, repico, crio camadas por cima. Para reduzir, desfio, ou seja, "rasgo" o cabelo, criando pontas irregulares. Neste segundo caso é uma maneira de democratizar o corte, dando um um efeito visual parecido, mas controlando o volume”.Ruth lembra ainda que como nem todas as mulheres ficam bem de franja é melhor avaliar com cuidado antes de optar pelo estilo. “Para as mais velhas indico uma franja falsa, bem sutil, ralinha. Uma franja pesada só fica boa num rosto muito bonito, marcante, de meninas jovens, por exemplo”, opina.
Para ilustrar a tendência dos cortes médios, selecionamos exemplos de famosas que tinham cabelos longos e marcantes e que "desapegaram do estilo Rapunzel" em 2015.
Bruna Marquezine
Nenhum comentário:
Postar um comentário